sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Mozilla Firefox 3.6


A concorrência no mercado de navegadores de internet só faz crescer. A Microsoft ainda domina o mercado com seu Internet Explorer, mas organizações como a Opera Software e o Google não deixam barato ao lançar seus próprios browsers. Nesse cenário entra a Fundação Mozilla, responsável pelo Mozilla Firefox. O navegador chega à versão 3.6 como segundo navegador mais usado no mundo.
Essa versão do Mozilla Firefox não é considerada uma versão “grande” porque não apresenta muitos elementos novos. Em vez de inovar, seus programadores optaram por aperfeiçoar o programa, tanto na integração com aplicativos terceiros, como no uso de recursos do computador que o browser faz (e que comumente é motivo de reclamação dos usuários).

Mais rápido

Visão geral do Firefox 3.6.
O foco do Mozilla Firefox 3.6 (Final), sem qualquer sombra de dúvida, é a velocidade. Os desenvolvedores da Fundação Mozilla trabalharam arduamente para que o navegador conseguisse tirar melhor proveito das especificações do computador, tais como poder de processamento e quantidade de memória RAM.
  • Baixar: Internet Explorer, da Microsoft
  • Baixar: Opera, da Opera Software
  • Baixar: Chrome, do Google
Uma vez que velocidade é fundamental, o Firefox também está sendo aprimorado para usar melhor as conexões de banda larga e internet rápida, que vêm se popularizando no Brasil. Não adianta ter uma conexão rápida com um navegador lento, e a Fundação Mozilla sabe disso.
A parte gráfica do navegador ficou até 30% mais rápida, graças a um redesign do motor TraceMonkey, que faz a renderização e exibição de imagens, gráficos, vídeos e conteúdos multimídia interativos.
Além disso, o navegador ganhou uma forma não sincronizada de carregar scripts, garantindo que vários elementos de uma página possam ser exibidos simultaneamente. Normalmente uma página da internet tem vários scripts rodando, então se um navegador consegue gerenciar vários deles ao mesmo tempo, já tem uma vantagem competitiva.

Personas, os novos temas

Painel de personas do Mozilla Firefox 3.6.
Firefox sempre foi famoso pelas opções de personalização que possibilita. Além das extensões, que garantem que programadores independentes façam praticamente qualquer coisa dentro do browser, os temas marcam presença na história do navegador. A versão 3.6 do Mozilla Firefox continua mantendo essa característica, porém com um diferencial: a chegada das ‘personas’.
Uma persona nada mais é do que um tema visual, que permite que o usuário personalize a aparência do Firefox de acordo com seus gostos pessoais. Existem milhares de temas disponíveis para download, a partir de um repositório que a própria Fundação Mozilla mantém para os internautas.
A instalação dos temas (personas) foi melhorada. Agora, em vez de ter que reiniciar o programa depois de baixar e habilitar um tema, o usuário vê a mudança imediatamente. Aliás, testar um tema ficou muito mais fácil: a partir do diretório de personas da Mozilla, basta passar o cursor do mouse sobre as opções e esperar alguns segundos para que o Firefox carregue o novo tema e permita que o usuário saiba exatamente como ele é, diretamente no navegador.

Como instalar uma persona

Baixar e ativar personas no Mozilla Firefox é muito fácil. A partir do repositório de temas da Mozilla, passe o cursor do mouse sobre as ilustrações que lhe agradam. Quando a cor de fundo do item fica azul, significa que o navegador está carregando aquela aparência. Após alguns segundos, o tema será efetivamente carregado e você vai ter noção de como a persona fica no Firefox.
Instalação de um novo tema no Firefox 3.6.
Uma vez que esteja decidido a usar uma determinada persona, clicar em Wear It(Vestir Isso) fará com que o tema fique em definitivo no browser. Caso se arrependa mais tarde de instalar uma persona, basta ir emFerramentas > Complementos > Temas e escolher um novo tema. Entre as opções há personas do líder americano Martin Luther King e da cantora Lady Gaga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário